A volta do ônibus coletivo para o município de Mantena (MG), já causa polêmica entre os taxistas da cidade.
Projeto proposto pelo prefeito João Rufino, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, e divulgado, anteriormente, no dia 5 de abril pela mídia local, quer a volta do transporte coletivo para os moradores de Mantena.
Há pelo menos 10 anos o ônibus não circulava. E ainda sem data para funcionar, mas já com uma tarifa pré-definida, que segundo o vereador será de R$ 1,50, a empresa que, possivelmente, será escolhida para prestar os serviços será a Pretti.
Segundo o prefeito de Mantena, João Rufino, idosos e apotentados, com carteirinha, terão direito ao passe livre, e a prefeitura deve entrar com a contrapartida da gasolina.

De acordo com um taxista, que não quis se identificar, a queda nas corridas de táxis, do centro para os bairros pode chegar a 50%, se o ônibus voltar a circular. “Nós já tentamos conversar com o prefeito, mas ele disse que o coletivo deve voltar sim. Para nós é ruim, pois, pagamos impostos em dia, e nosso ganha pão vem do táxi. Somos em 79 taxistas na cidade, mais ou menos, e com registro. Vamos ter que tentar administrar essa situação”, lamenta.

Foto: Redes Sociais
A população parece satisfeita. Um moradora que também não quis se identificar disse que o preço do ônibus é acessível e que será interessante para quem trabalha na fábrica da Rabbit. “Quem tem que ir para o trabalho, na Vila Nova, e tem que ir de bicicleta, pode não gastar muito e ter o conforto do ônibus. O táxi para o dia a dia ainda vai, a corrida custa em média R$ 10, mas ônibus vai ajudar muito ao trabalhador, porque é pelo menos 6 vezes mais barato.”
Fotos: Ayslan Franccyoli / Cinegrafista Mantena News