Representantes da Prefeitura e de empresários valadarenses devem se reunir nesta terça-feira com o Ministério Público para discutir medidas para a reabertura do comércio no município.
Continua depois da publicidade
Mesmo Governador Valadares já tendo registrado quatro casos positivos de coronavírus (Covid-19) e duas mortes de pessoas após infecção pelo vírus, o prefeito André Merlo (PSDB) considera flexibilizar as medidas de restrição ao comércio – que, exceto serviços essenciais, só podem operar com entregas ou atendimento agendado.
“Vamos fazer uma reunião com eles para flexibilizar um pouco mais o comércio, já que nós temos em Governador Valadares 95 leitos disponíveis para o Covid-19, e temos cinco sendo usados. Então, temos uma condição para poder flexibilizar um pouco. Esse é nosso desejo, mas é claro que ouvindo a parte técnica da saúde e dialogando com o Ministério Público”, disse André Merlo na tarde desta segunda-feira (13), após reunião com empresários, autoridades de saúde e forças de segurança pública.
Isolamento social
Mesmo avaliando as medidas de flexibilização da abertura de estabelecimentos comerciais, o prefeito admite que um aumento do número de contaminados e de internações pode levar a uma maior restrição às empresas valadarenses: “Não podemos descuidar. Se houver relaxamento, os casos aumentarem de Covid-19 e de internações, nós temos que fechar tudo”.
Ainda que haja restrições ao comércio, um número considerável de valadarenses tem circulado pelas ruas, o que pode facilitar a proliferação do coronavírus. André Merlo pediu à população que, se puder, permaneça de quarentena.
“Temos que pedir a compreensão da população. Fica impossível fiscalizar se a população não atender às recomendações. As pessoas têm que entender que aglomeração é ruim. Nós temos a fiscalização de posturas, que trabalha em conjunto com a Polícia Militar. Estamos fazendo o possível, orientando as pessoas”, afirmou o prefeito.
Estabelecimentos que descumpram as restrições determinadas pelos decretos emitidos pelo município podem ser punidas. No entanto, conforme o prefeito, isso ainda não aconteceu: “A gente está orientando. Em último caso, a gente pode multar e até suspender o alvará. Ainda não foi feito esse tipo de procedimento”.
Volta às aulas
André Merlo também admitiu que as aulas da rede pública de ensino poderão voltar em maio, caso a rede estadual tome decisão semelhante: “Em relação ao retorno das aulas, nós vamos seguir exatamente o que o Estado orientar. O Estado convocou a parte administrativa e está sinalizando uma volta às aulas para o início do mês de maio. Então, nós vamos seguir o Estado”.
Combate ao coronavírus
De acordo com o prefeito, Governador Valadares já recebeu R$ 8,8 milhões para o combate ao coronavírus: “Foram 8 milhões do governo federal e 800 mil do governo estadual. É um valor interessante, mas não vai cobrir todo o custeio em relação ao Covid-19. Mas temos sinalizações de receber mais verbas em relação ao Covid-19”.
Os 95 leitos disponíveis para o enfrentamento da pandemia podem ser ampliados. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Edna Gomes Leite, há espaço para instalação de mais 30 leitos no Hospital Municipal. “Precisamos de mais equipamentos. Estrutura física nós já temos. Precisamos de mais respiradores, leitos, EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e até mesmo mais funcionários”, disse.
Pacientes em leitos
Dos cinco pacientes usando leitos em tratamento contra o coronavírus, dois estão entubados e outros três seguem em observação no Hospital Municipal, conforme a secretária. Outros três pacientes que foram internados já tiveram alta.
Edna Gomes Leite, em entrevista à imprensa, manifestou-se contra a flexibilização para abertura do comércio: “O posicionamento da Saúde é que se mantenha o decreto do prefeito da forma que está. Apesar de termos já 95 leitos para o atendimento do Covid-19, nós pensamos que nenhuma flexibilização seria possível no momento”.
Até o momento, os testes para o coronavírus foram aplicados em 104 pessoas no munícipio. A secretária de Saúde admite que o número é baixo: “É aquém do necessário, mas nosso laboratório de referência é o laboratório da Funed [em Belo Horizonte], para onde enviamos nossas coletas, e temos que aguardar o retorno. Os testes são feitos em pacientes internados, pacientes graves, e a Funed vai selecionando de acordo com o histórico do paciente”.
Controle e quarentena
Edna avalia que as medidas adotadas têm obtido sucesso no controle do coronavírus em Valadares. Contudo, ela reforçou o alerta para que as pessoas mantenham o isolamento e permaneçam em quarentena.
“Até o momento, nós estamos conseguindo manter um certo controle da situação. O isolamento social é fundamental e nunca vai deixar de ser uma prioridade no caso do Covid-19. A população precisa entender isso e fazer sua parte. As pessoas se sentiram um pouco mais liberadas para ir à rua e temos muitas pessoas circulando. Se não for caso de extrema necessidade, as pessoas poderiam se ater mais às suas residências”, disse a secretária.

Sapataria Avenida a sua melhor opção na hora de comprar, estamos atendendo por telefone, (33)3241-1607 ou no 3241-1370 ligue agora.
VER PRIMEIRO
Receba as notícias em primeira mão. Clique em curtir no endereço https://www.facebook.com/mantenanews/
Participe de nossos grupos de whatsApp
👉Click no link e seja bem-vindo: https://chat.whatsapp.com/Dj9LijxeJhu3uewW7D8XHV