Cáritas Regional, Diocesana e Paroquial em parceria com a Prefeitura de Barra de São Francisco, entregaram 25 moradias, às famílias afetadas pelos alagamentos, deslizamentos e inundações de 2011. A inauguração teve início com uma celebração, na comunidade católica, do bairro Vila Santa Izabel, presidida pelo Bispo da Diocese de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’bó. Participaram da celebração o Pároco de Barra de São Francisco Edvalter Andrade, Padre da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim Evaldo Ferreira, representantes da Cáritas Brasileira, Regional e Diocesana, Prefeito Alencar Marim, Vice-Prefeito Denilson Ferreira, convidados e comunidade local.

Foto: Assessoria PMBSF
Padre Edvalter Andrade, ressaltou a importância da entrega das casas às famílias, “É com muita alegria, que faço parte dessa iniciativa, é um momento de orar por todos que fizeram parte desse projeto, e agradecer”. Delton Paixão representante da Cáritas Brasileira, disse que a iniciativa é muito importante para todos os envolvidos, “o desafio nesse momento é que cada família que recebe a sua casa, construam juntas uma comunidade fraterna e alicerçada no amor”. Dejanira Ferreira, uma das beneficiárias do projeto, ressaltou que “nós lutamos e conseguimos, agradecemos muito à Deus e a todos que nos ajudaram”. Oseias parceiro da Cáritas e também beneficiário, afirmou que “sempre acreditei que o dia da inauguração chegaria, mesmo diante dos desafios, na construção das moradias.”
O Prefeito Alencar Marim fez um relato histórico sobre as moradias, “essa obra, só foi possível, porque muitas mãos participaram e o sentimento de realização passa por várias pessoas, a lição que fica, é que seja na gestão pública, ou em um projeto social, não importa quem começou, o mais importante é cada um fazer sua parte”. Marim ressaltou que “estou muito feliz, quero parabenizar as 25 famílias, juntos todos nós fizemos a diferença, que esse projeto sirva de exemplo, para que outras iniciativas aconteçam em parceria com a população”.
O projeto de construção das moradias contou com os seguintes parceiros: SOS Sudeste, CNBB, Cáritas Brasileira e Internacional; FUNCOP – Fundo de Combate à Pobreza (Município de Barra de São Francisco); Mobilização pela Cáritas Diocesana São Mateus, Diocese e Paróquia São Francisco de Assis junto as comunidades e sociedade em geral; e, CNBB Regional Leste 2.
Com informações Assessoria de Comunicação Prefeitura de Barra de São Francisco