Vivemos uma era onde cada vez mais nossos trabalhos implicam em utilizar, computadores, notebooks e toda a tecnologia digital que puder a mão. Não vivemos mais sem eles, seja a trabalho ou a laser cá estamos nós de frente a uma tela, e somos bem capazes de passar um dia inteiro sem perceber ao fim do dia como o tempo passou tão rápido, não é mesmo!?
Mas esse nosso desleixo tem um preço alto, pagamos com a saúde física e mental. Cada vez mais os consultorios estão abarrotados de gente com queixas das mais diversas desde uma dor na cervical até um edema severo em membros inferiores. Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal durante a vida.
Em muitos casos, a postura incorreta se torna tão comum na vida do indivíduo que ele já nem recorda mais como era ter uma boa postura e quando é questionado a ter uma boa postura queixa se que a mesma lhe provoca dores.É importante manter uma consciência corporal no uso do computador ou em quaisquer atividades do dia a dia, uma vez que hábitos posturais corretos ajudam a reduzir os riscos de dores, melhoram os movimentos, proporcionam bem estar geral para o corpo e ainda contribuem para uma aparência mais saudavel.
Vamos pontuar algumas regiões de suma importância para o bom funcionamento do corpo humano:
COLUNA
A coluna é uma das partes do corpo que mais sofre desgaste físico quando se está em má postura, podendo causar grandes consequências como dores e até mesmo complicações como: artrose, lordose, cifose e escoliose
VISÂO
Os problemas oculares são relacionados ao posicionamento do monitor e a duração da atividade.
Estudos revelam que a radiação emitida pelo computador é pequena, mas tem agravado problemas já existentes em pacientes com miopia, por exemplo, jovens que utilizam o computador por muitas horas seguidas. Aqui muita atenção ao tempo que se expõe ao uso dos objetos.
MEMBROS SUPERIORES
Para quem trabalha com o computador, a dor mais frequente é nas regiões de ombros, pescoço e braços, para evitar problemas busque manter um ângulo de 90° entre o antebraço e o cotovelo.
Apoiadores de mouse e teclados são indicados para diminuir os riscos, mas devem ser comprados com o acompanhamento de profissionais.
MEMBROS INFERIORES
Passar muito tempo na posição sentado implica em pressão em todo grupamento muscular posterior da coxa, bem como centros nervosos, vasos sanguíneos e línfaticos. Podendo ao fim do dia uma pessoa sentir dormencia, formigamento e está com os pés inchados. Importante levantar-se a cada duas horas, alongar e realizar uma pequena caminhada pelo escritorio ou quarto. Além disso pressiona muito a bexiga levando a casos de infecção urinaria.
O policiamento da postura evita as tão comuns contraturas musculares ou nodulos de dor, por exemplo, cujo tratamento pode ser demorado, com a necessidade do uso de medicamentos. O primeiro passo em caso de dores fortes e constantes é procurar um médico que possa diagnosticar corretamente o problema para que seja analisada a causa da dor. Em seguida, o paciente será encaminhado para a fisioterapia, que provavelmente será complementada pela administração de analgésicos e relaxantes musculares.
Todo e qualquer problema adquirido influencia da má postura tem como ser evitada,
aplicando técnica simples e eficaz, basta você querer!
São elas:
- Ombros e quadris alinhados.
- Punhos em uma posição neutra.
- Descanso de braço na altura do cotovelo.
- Pés apoiados no solo ou em descanso para os pés.
- Manter o topo da tela ao nível dos olhos.
- Manter a cabeça e o pescoço em posição reta
- ombros e braços relachados.
- Região lombar sempre apoiada no encosto da cadeira.
- Cotovelo junto ao corpo.
Importante se for em casa procure adequar seu quarto ou escritório para o uso do computador, se for na empresa exija do seu empregador condições adequadas de trabalho. Sua saúde é seu bem mais precioso.
Fisioterapeuta Aline Barboza de Oliveira – Crefito 193405F
Obrigada, vou aderir,shut up….(yes)