Maestro Jenilton Correia da Silva, funcionário público, casado com Patrícia Luzia Fonseca, e pai de Thierry Lucas Fonseca Correia e Taissa Clara Fonseca Correia, há 25 anos é regente de bandas de fanfarra de Mantena (MG) e região. “Comecei ainda adolescente, aprendendo a tocar com meu eterno maestro, já falecido, ex-policial, que trouxe a tradição das bandas de fanfarra para a nossa cidade, o Soldado Osvaldo Lino,” lembra com saudades.

Foto: Arquivo pessoal
Mas hoje a homenagem vai para o Maestro Jenilton, que tem dedicado sua vida musical a Banda Marcial do Município, e ao trabalho feito para a associação de adolescentes, a Guarda Mirim, fundada em 1º. de janeiro. Ele explica que também já foi componente dessa banda. “Tenho orgulho do meu trabalho com os adolescentes, e esse ano a Guarda Mirim completa 40 anos. Sou funcionário público e trabalho ensinando os 30 componentes. Já a banda Marcial, do município, é composta por pelo menos 130 pessoas, minha vida é para a música das bandas.”

Foto: Arquivo Pessoal
Segundo o Maestro, os ensaios são realizados ao lado do Fórum, no Centro de Mantena. “Todos são bem-vindos, tanto para participar ou assistir. Ensaiamos pelo menos três vezes por semana, e já estamos preparando a apresentação para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro. Será uma grande emoção, como é todos os anos.”
As fotos abaixo são de momentos de ensaios e apresentações da Guarda Mirim de Mantena, regidas pelo Maestro Janilton:
Jenilton conta que começou muito jovem, como percursionista, no mundo a música, mas que aprendeu muito, a ponto de hoje ser maestro. “Toquei em várias bandas marciais da região, como em Barra de São Francisco (ES), Mantenópolis (ES), Água Doce do Norte (ES), Vila Paulista (ES) e Mantena (MG), que agora sou regente. Além de bandas de escolas como a Escola Estadual Professora Zilda Pinheiro da Silva de Mantena. Sou muito feliz com o meu trabalho com a música e com tudo que ela pode proporcionar para a vida das pessoas da nossa cidade.”
Nas fotos abaixo, apresentações da Banda Marcial: