Ingredientes:

– 1 peça de 1 kg de lombinho
– 200 ml de vinho branco seco
– Tempero caseiro, manjericão, alecrim e pimenta-do-reino a gosto
– 3 colheres (sopa) de óleo

Como fazer Lombinho à moda caipira:

Com a ponta de uma faca fina e afiada, fazer furos no lombinho. Passar o tempero na carne e regar com o vinho. Pôr as ervas e levar à geladeira, coberto, por dois dias. Levar ao fogo com o caldo do tempero e com a panela tapada. À medida que for secando, pingar água e virar a carne, até que fique dourada e cozida por igual. Servir acompanhado de couve, arroz, ovo frito e mandioca.

Espera recompensada

A máxima de que a cozinha é a sala de visitas do mineiro é levada a sério no Restaurante da Mercês. Quando se entra na casa, poucos passos são necessários para se estar à beira do fogão a lenha e, de lá, ver todo o movimento do preparo da comida. Por uma fração de tempo dá até para esquecer de que se está em um restaurante. Basta puxar um dos banquinhos de madeira que ficam no canto e trocar um dedo de prosa com Mercês Aparecida Barbosa, a anfitriã e mestre em fazer grandes estrelas da culinária mineira: frango ao molho pardo, tutu, couve, lombinho e outras delícias.

Durante a conversa, descobre-se que o restaurante divide espaço com a própria casa da mineira, o que é revelado quando se olha por uma janelinha próxima ao banheiro e se depara com a cozinha da família. Sempre morei aqui. A gente começou com um bar e transformamos em restaurante. Mudamos tudo, onde é o salão era a garagem. Só não tirei o fogão a lenha porque fiquei com dó, conta. Na casa, assim como na maioria dos estabelecimentos de Tiradentes, prevalece o ditado de que o apressado come cru.

A comida é sempre fresquinha, preparada na hora. Por isso, a dica para quem quer percorrer os restaurantes da cidade histórica é deixar a ansiedade em casa e aproveitar cada momento do saboroso circuito. Até mesmo a espera.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias em primeira mão. Clique em curtir no endereço https://www.facebook.com/mantenanews/

Participe de nossos grupos de whatsApp basta clicar e entrar: https://chat.whatsapp.com/GjKm1m3YgecJuIpByKEYvU

Participe do nosso site e seja um colaborador enviando noticias e fotos para o WhatsApp no:(33)99985-6524.

Fonte: Uai

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here