A entorse ou comumente chamada de “torção”, é um dos problemas que acontecem com muita frequência, porém, se não for tratado adequadamente pode ter serveras complicações e uma díficil reabilitação.
Tem como definição: lesão dos ligamentos de uma articulação sem deslocamento das superfícies articulares. O raio de ação normal de uma articulação é ultrapassado com o efeito do impacto e causa um dano por distorsão no aparelho cápsulo-ligamentar.Os ligamentos são tecidos de estrutura elástica, que conectam aos ossos e encontram-se nas articulações. E o diferenciamos como: Entorse benigno (não há ruptura dos ligamentos) dos entorses graves (há ruptura dos ligamentos).
O entorse de tornozelo é mais conhecida, acomentendo 90% das pessoas com ou sem preparo físico, pois, a mesma pode acorrer em função dos declínios e buracos nos locais por onde passamos. O pé é projetado lateralmente forçando assim a articulação a se mover, e tendo como consequência o estiramento muscular bem como seus tendões; como resultado vê-se um inchaço local em fração de segundos, dor, dificuldade em pousar o pé no chão, sesação de peso no pé, vermilhidão e com o passar do tempo a pele fica preta.
Este problema também afeta muitos atletas e em especial os “peladeiros” de fim de semana, o pessoal vai sem preparo algum, geralmente não se alongam e ainda fazem jogos em campos irregulares e acabam por torcer o tornozelo, muito cuidado!
Como se evita? Difícil achar uma fórmula, mas, básicamente é usar um calçado que dê estabilidade na articulação, procurar caminhar em terrenos mais planos, observar onde está pisando, realizar um bom alongamento antes de qualquer atividade física e uma boa alimentação, afinal um organismo bom e saúdavel é sinônimo de força muscular!
Caso aconteça o entorse o primeiro passo é colocar gelo e procurar um centro de saúde mais próximo de você, a fim de verificar se não houve ruptura de tendões, depois ir fazendo gelo e procurar ajuda de um fisioterapeuta que irá traçar um melhor tratamento para sua reabilitação, sem que lhe cause danos futuros. O grande mal do entorse é que a maioria das pessoas não procuram o tratamento adequando naquela de deixa pra lá, isso vai passar. E a coisa fica sempre mal curada e começa com frequência aparecer estas torções podendo levar a pessoa até a mesa de cirurgia.
Fique atento, sua saúde é seu bem mais precioso.
Fisioterapeuta Aline Barboza de Oliveira
Crefito 193405F