Vivemos numa atualidade de tempos difíceis, estamos expondo nosso corpo a grande estress seja físico ou mental; e a combinação de ambos então vai dá cabo de nossa vida! Cada vez mais somos cobrados seja no trabalho, na vida social, na intimidade de nossos lares e por parte de nós mesmos a nível interno. E como produto final disso tudo, sentimos dores… E de onde elas vem? Como surgem? São das mais diversas, nosso corpo está doente e não sabemos muitas vezes o que fazer, a musculatura não tem aguentado tanta pressão e a vida tem sido mais complicado do que precisa ser.
Ouço com muita frequência as reclamações e elas derivam de todas as vertentes e não tem uma idade definida, da criança ao velho sofre-se com dores musculares.
Principais causas:
São muitas causas porém o mais comum é que elas sejam causadas por tensão nos músculos ou por uso excessivo do mesmo, é bem possível obvio e claro após alguma lesão muscular durante exercícios físicos ou atividade que exija muito do corpo.
É possível também sentir dores musculares em casos de problemas de saúde, como as infecções, gripes e outras doenças que afetam os tecidos conjuntivos como o lúpus. A fibromialgia é uma doença que tem como sintomas as dores musculares, malária, pólio, febre maculosa, polimialgia reumatica e outras também acometem nosso seguimento muscular.
Os fatores externos aqui também não são dispensados como por exemplo o uso de drogas (cocaína), alguns medicamentos (para pressão arterial é um deles), estatinas para reduzir o colesterol e outros.
Como podemos evitar?
Quando as dores musculares são causadas por alguma doença, é preciso tratar os sintomas dessa doença. Por esse motivo é importante procurar um médico se as dores persistirem por mais de 3 dias. Já com os fatores externos, é possível evitar o contato com eles para prevenir as dores musculares. Assim que seu médico receitar algum medicamento, pergunte se é possível que ele cause dores musculares. Não use entorpecentes, pois além das dores musculares podem acarretar outros problemas sérios. Se você é praticante de atividades físicas, frequentador de academias, ou está apenas começando esse tipo de exercício, tenha cuidado com a intensidade dos mesmos e sempre peça ajuda a um profissional de educação física. Ele irá te auxiliar na forma correta de fazer cada exercício para não prejudicar os seus músculos e consequentemente evitar as dores musculares em excesso.
Evite sempre se auto medicar, procure um médico que melhor lhe irá orientar, caso seja diagnosticado um problema mais serio o tratamento mais adequando será lhe proposto e seguirá para a cura. Caso seja algo apenas muscular um fisioterapeuta poderá te ajudar com alongamentos, massagens e uma terapia adequada.
