No Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte, o dermatologista Glaysson usa o dermatoscópio para examinar a pele da paciente (foto: SBD-MG/Divulgação)

No próximo sábado (1º), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo país, um dia dedicado ao câncer de pele, inaugurando a 5ª edição do Dezembro Laranja. O mês de conscientização integra a campanha nacional acerca do tema. Entre 9h e 15h, 132 postos de atendimento pelo Brasil irão receber um mutirão para esclarecimento da população sobre a doença, com a realização de exames preventivos gratuitos, reunindo 4 mil médicos voluntários para prestar assistência e prover informação responsável. O alerta é sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento. Em Minas Gerais, são 14 postos de acolhimento em 11 cidades, além de Belo Horizonte. Na ocasião, profissionais de saúde estarão prontos para orientar, checar e fazer pequenos procedimentos cirúrgicos para o combate do problema. No estado, a iniciativa é coordenada pela Regional Minas Gerais da SBD, sob comando da dermatologisra vice-presidente da SBD-MG, Maria Luiza Pires de Freitas.

Continua depois da publicidade

Os atendimentos são realizados por ordem de chegada e se, por acaso, o paciente apresentar alguma suspeita, o tratamento vai continuar no serviço onde ele foi recebido. No ano passado, Minas bateu recorde. Em apenas um sábado, aproximadamente 4,3 mil pessoas passaram pelos dermatologistas, residentes e estudantes de medicina. Quase 450 casos suspeitos foram encaminhados para cirurgia ou acompanhamento. Desde 1999, quando teve início, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros com, aproximadamente, 40 mil casos detectados. Nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

Leia mais sobre o câncer de pele na edição deste domingo do caderno Bem Viver, do Estado de Minas
Pacientes assistem palestra, aulas e recebem orientações sobre o câncer de pele, na Santa Casa, em Belo Horizonte, enquanto aguardam atendimento, em 2017. Em apenas um sábado, aproximadamente 4,3 mil pessoas passaram pelos profissionais de saúde no mutirão do ano passado em Minas Gerais (foto: SBD-MG/Divulgação)

Até março de 2019, no período do verão, serão promovidas ainda ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. Pessoas reconhecidas em suas áreas de atuação se unirão ao time do movimento, vestindo a cor laranja, ao mesmo tempo em que monumentos pelo país serão iluminados com a tonalidade símbolo da campanha. A sociedade civil também é convocada a participar, usando laços ou fitas laranjas, além de publicar as hashtags #DezembroLaranja e #verãolaranja nas redes sociais.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entre os tumores malignos registrados no Brasil, 30% correspondem ao câncer de pele – são 180 mil ocorrências anuais. Para 2018 e 2019, são esperados 165.580 mil novos casos do tipo não melanoma, índice que representa uma diminuição de 10 mil episódios com essa característica de um biênio para outro. Um dado inédito é que, comparado ao último levantamento do Inca, o quadro sobre a doença dá conta de que mais homens (85.170 mil), em relação às mulheres (80.410 mil), serão acometidos. “O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar sem a proteção certa, o que pode levar ao aparecimento desse câncer. O principal intuito é ensinar sobre como evitá-lo, medidas de diagnóstico e acesso às terapias adequadas. A conscientização pública é uma das formas de reduzir o índice de incidência do câncer de pele”, salienta Maria Luiza Pires.

VER PRIMEIRO

Receba as notícias em primeira mão. Clique em curtir no endereço https://www.facebook.com/mantenanews/

Participe de nossos grupos de whatsApp basta clicar e entrar: https://chat.whatsapp.com/GjKm1m3YgecJuIpByKEYvU

Participe do nosso site e seja um colaborador enviando noticias e fotos para o WhatsApp:

Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp: https://wa.me/553399856524

Fonte:EM

COMENTE

Please enter your comment!
Please enter your name here