Ciclistas de Mantena quebrando a barreira da distancia sobre bikes

Mantenenses rompendo fronteiras nas pedaladas, na noite da última sexta-feira 17-11 um grupo de Jovens sendo eles: Petterson Neder, Douglas Soares, Marcos Rocha, Fabio Martins, Samuel Valim e Ricardo Douglas, saíram de Mantena/MG rumo a cidade litorânea Conceição da Barra/ ES, foi uma noite insana segundo um dos participantes, eles seguiram a rota Mantena x Cedrolândia X Nova Venécia X São Mateus e chegando no destino Conceição da Barra totalizando quase 200Km de pedal em 8 horas.

É notável o crescimento da modalidade nos últimos anos em Mantena e pedaladas como essa e eventos como o Cicloturismo Terra boa que reuniu mais de 300 pessoas tem acontecido com frequência levando o nome da nossa Terra Boa para outras cidade e criando uma amizade fortalecida por esse esporte apaixonante chamado MTB!

As vantagens do ciclismo para a saúde

Aprender a andar de bicicleta é uma das maiores conquistas que podemos ter quando crianças. Muitas vezes essa é a nossa primeira manifestação de independência e o primeiro resultado de algo que treinamos e trabalhamos duro para conseguir.

Infelizmente, a rotina empregada durante a vida adulta muitas vezes nos leva a abandonar os passeios com a magrela. Mas, para quem deseja estar em forma e não fica confortável em academias, ela pode ser uma alternativa bastante eficaz.

“Como toda prática esportiva, o ciclismo traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma os médicos que ainda ressalta a importância do uso de trajes adequados e equipamentos de segurança a fim de melhorar a prática do ciclismo e proporcionar um passeio sem sustos.

Veja também algumas vantagens que a bicicleta traz para a saúde:

– Ajuda a combater o stress e a depressão: durante a pedalada, as contrações cardíacas ficam mais apuradas e o sangue alcança o cérebro com mais rapidez, diminuindo assim crises de ansiedade, angústia e depressão.

– Facilita a respiração: o ritmo empregado no ciclismo faz com que mais ar entre nos pulmões e tecidos, aumentando a eficácia do aparelho respiratório (o que causa o famoso “fôlego de atleta”).

– Boa forma: por ser uma atividade que gera movimentos repetitivos, o ciclismo ajuda a tonificar os músculos das pernas e ajuda no desempenho aeróbico e cardiovascular.

– Perda de peso: aliada a uma dieta saudável, a adoção de bicicletas para o esporte auxilia no emagrecimento, controle de peso e redução da gordura corporal.

– Melhora do sono e humor: como toda a atividade física, pedalar estimula a liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) e serotonina (que libera a sensação de prazer), o que faz com que o indivíduo fique mais relaxado e possa ter um sono melhor. Sem contar o fato de que, pedalando ao ar livre, entramos em contato com paisagens e cenários que incentivam a prática do esporte.

 

COMPARTILHE